A percepção da passagem do tempo é, nestes dias, algo que escapa (ainda mais) ao nosso controlo. De que forma é que isto se irá relacionar com o post? Pouca ou nenhuma, na verdade, mas dá um ar sábio que ajuda a justificar a recente ausência de actividade no blogue. Posto isto, avancemos para o tema de hoje.

Há uns (largos) tempos, cortesia da pandemia, passei os olhos por uma aula de Físico-Química do Ensino Básico da Telescola (pomposamente designada por “Estudo em Casa”) na qual foi referido o Congresso de Karlsruhe: o primeiro congresso internacional na área da Química realizado há mais de 160 anos (mais precisamente entre os dias 3 e 5 de Setembro de 1860) na então capital do Grão-Ducado de Baden (hoje Alemanha).

Estamos tão habituados a participar em cursos, conferências e congressos (como, de resto, já aqui destacámos) que poderá ser difícil imaginar que nem sempre assim foi. O século XIX foi pródigo em avanços científicos e a Química não foi excepção enfrentando problemas de uniformização de conceitos e nomenclaturas (nomeadamente sobre a teoria atómica). Assim sendo, August Kekulé, Adolphe Wurtz e Karl Weltzien resolveram reunir cerca de 140 personalidades de doze países – incluindo Portugal que se fez representar por Matias de Carvalho e Vasconcelos (Universidade de Coimbra) – para a sua possível resolução.

Embora os congressistas não tenham chegado a conclusões definitivas – sendo interessante notar a existência dos blocos opostos francês e germânico condizentes com a situação política europeia da época – o Congresso de Karlsruhe teve os seus méritos dos quais, porventura, se destaca a aceitação do actual conceito de peso atómico o que, por sua vez, esteve na base nas propostas de Tabela Periódica apresentadas por Dmitri Mendeleev e Julius Meyer nos anos seguintes.

Mais pormenores sobre o Congresso de Karlsruhe podem ser consultados aqui:

https://b-quimica.spq.pt/magazines/BSPQuimica/653/article/30001694

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s